sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

OFICINA VIOLA MACHETE


O Pontão de Cultura Casa do Samba, em Santo Amaro/BA, oferece oficinas gratuitas de construção de "viola machete", a partir de janeiro de 2012. As Oficinas acontecerão aos sábados, entre as 9hs e 12h da manhã. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local, ou pelo email asseba@gmail.com, com o envio da FICHA DE INSCRIÇÃO preenchida.
A viola machete é um antigo instrumento de 10 cordas, que durante gerações esteve associado às tradições dos Sambas de Roda nas comunidades afro-descendentes do Recôncavo Baiano. Nas últimas décadas, porém, sua prática vem perdendo espaço nas comunidades da região, porque as novas gerações não estão dando continuidade aos ofícios de construir e tocar violas machete, sendo poucos os violeiros ainda vivos.
A Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia vem dando continuidade à iniciativas de estímulo à manutenção e renovação das tradições associadas ao Samba de Roda do Recôncavo Baiano, como parte das políticas de salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (reconhecida por organismos internacionais como a UNESCO).
A primeira etapa das Oficinas enfatiza o aprendizado da construção artesanal de violas, sob a coordenação do luthier Marival Cabral. Uma segunda etapa prevê a aprendizagem prática do instrumento, com abordagem popular tradicional. Esta etapa será coordenada da pelos pesquisadores e violeiros Milton Primo e Cassio Nobre, com a participação de mestres violeiros da região.
O projeto Oficinas de Viola Machete tem patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura.

 FONTE: ASSEBA

Um comentário:

  1. Muuuuuito legal,estou ansiosa para aprender mais sobre a viola Machete, fui hoje na Casa do Samba em Santo Amaro, mas não encontrei ninguém lá para fazer as inscrições! Espero que amanhã consiga fazer a inscrição!

    ResponderExcluir