quinta-feira, 20 de outubro de 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINA DE VIOLA MACHETE

Estão abertas as inscrições para as oficinas de construção de Viola Machete. As oficinas acontecerão aos sábados, na Casa do Samba de Santo Amaro. A primeira etapa é de construção dos instrumentos. Depois serão iniciadas as oficinas para os que querem aprender a tocar.
Para fazer sua inscrição é necessário ir até a Casa do Samba de Santo Amaro, de segunda a sexta, das 8h às 17h. E quem mora na redondesa de Irará ir até a Casa do Samba Dr Deraldo Portela.VAGAS LIMITADAS.
A Viola Machete é um instrumento típico do samba de roda baiano que corre risco de desaparecimento. São poucos os exemplares da Viola em utilização. Menor ainda é o número de pessoas que sabem construir e ensinar a tocar o instrumento.
O objetivo desse projeto realizado pela Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (Asseba) é contribuir para promoção da salvaguarda e valorização do Samba de Roda da Bahia, realizando oficinas em que jovens e crianças tenham acesso a este instrumento, suas formas de construção e de execução musical.
O projeto, com duração de um ano, terá como facilitadores das oficinas mestres do samba de roda. Sem deixar de lado métodos de transmissão de saberes que mantenham a espontaneidade característica do samba de roda.
Através da oficina, pretende-se levar adiante a tradição dos vários tipos de samba de roda como: Samba Corrido Samba Chula, Samba de Caboclo, Samba de Desafio, Licuticho, Samba Duro, Samba de Quadra e Samba de Coco, por exemplo.
Ao final do processo de oficinas, será realizada uma grande celebração, quando os alunos apresentarão seu repertório com os novos instrumentos. O evento também contará com a participação de grupos tradicionais de samba de roda.
Fonte: ascom/asseba

Nenhum comentário:

Postar um comentário