Estão abertas as inscrições para as oficinas de construção de Viola Machete. As oficinas acontecerão aos sábados, na Casa do Samba de Santo Amaro. A primeira etapa é de construção dos instrumentos. Depois serão iniciadas as oficinas para os que querem aprender a tocar.
Para fazer sua inscrição é necessário ir até a Casa do Samba de Santo Amaro, de segunda a sexta, das 8h às 17h. E quem mora na redondesa de Irará ir até a Casa do Samba Dr Deraldo Portela.VAGAS LIMITADAS.
A Viola Machete é um instrumento típico do samba de roda baiano que corre risco de desaparecimento. São poucos os exemplares da Viola em utilização. Menor ainda é o número de pessoas que sabem construir e ensinar a tocar o instrumento.
O objetivo desse projeto realizado pela Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (Asseba) é contribuir para promoção da salvaguarda e valorização do Samba de Roda da Bahia, realizando oficinas em que jovens e crianças tenham acesso a este instrumento, suas formas de construção e de execução musical.
O projeto, com duração de um ano, terá como facilitadores das oficinas mestres do samba de roda. Sem deixar de lado métodos de transmissão de saberes que mantenham a espontaneidade característica do samba de roda.
Através da oficina, pretende-se levar adiante a tradição dos vários tipos de samba de roda como: Samba Corrido Samba Chula, Samba de Caboclo, Samba de Desafio, Licuticho, Samba Duro, Samba de Quadra e Samba de Coco, por exemplo.
Ao final do processo de oficinas, será realizada uma grande celebração, quando os alunos apresentarão seu repertório com os novos instrumentos. O evento também contará com a participação de grupos tradicionais de samba de roda.
Fonte: ascom/asseba