terça-feira, 13 de março de 2012

QUEM É QUIXABEIRA DA MATINHA?


Um grupo cultural fundado em 1989 na Matinha, Feira de Santana, Bahia, formado por rabalhadores rurais que vivem do trabalho da roça para sobreviver.
Como a árvore Quixabeira, espinhosa e resistente, típicas da caatinga e com grande utilidade, assim é o Grupo Quixabeira da Matinha, que está sempre resistindo às dificuldades para mostrar sua cultura para o país, além de ser útil para nossa própria cultura. A musicalidade da Quixabeira da Matinha é marcada pelos rítmos das várias manifestações musicais populares que sobrevivem pela força da cultura, dentre estas citamos: bata-de-feijão, folia de reis, cantiga-de-roda, boi-de-roça, e o seu cultural mais forte que é o samba de roda. 
A sua primeira formação de cinco componentes: Coleirinho da Bahia, Aureliano Sambador, Chica do Pandeiro, Edite e Zalú. Logo depois vieram alterações com mais três membros da família: Guda Moreno, Zezé e Santinho. E surgiu mais uma geração para complementar como: Zito da Viola, Amadeu, Vamário, Leo Rizadinha, e o novíssimo Tercísio. Hoje o grupo se encontra com sua formação atual tais como: Guda Moreno (vocal e cavaquinho), Chica do Pandeiro (vocal e pandeiro), Zezé (tamborim e back), Andréa (dançarina), Pissita (cavaquinho), Jai (timbau), Swing (percussão), Aline (back vocal), Amadeu (percussão) e Tarcísio (violão). 
Tocando em quase toda Bahia,inclusive em Irará na Casa do Samba Dr Deraldo Portela e em outros estados como: Minas Gerais, São Paulo e no Rio de Janeiro. Neste último, foi tocar na Bienal Internacional do Livro. Seu primeiro disco foi gravado em 1992, com várias comunidades juntas e tiveram direito a uma música: "Alô Meu Santo Amaro" que tem como autor Coleirinho da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário